sábado, 2 de janeiro de 2016

Entre estruturas e biografias

 As questões estruturais e históricas, em algum momento, se vinculam às nossas biografias. Claro que as proporções dos fatos vão depender da posição social e do lugar que nos encontramos. Digo isto num momento de extrema dificuldade, de privações e humilhações – consequência obviamente das questões estruturais e dos fatos históricos – muito bem justificados por todos que detém algum tipo de poder. E usam das justificativas para atos insólitos, no desprezo a princípios e a ordens só concebíveis num país que nunca viveu plenamente o princípio do respeito à cidadania (num compromisso com a dignidade humana).
Me volto a pergunta do Lênin: Que fazer?
Vou aproveitar minhas 'férias', que não são férias, para pensar um pouco nisso e, já que estou completamente sem dinheiro, vou esconder minhas privações e a vergonha, nas minhas leituras. Quem sabe durante o dia faça como no velho Marx e George Orwell faziam, naqueles momentos de fome e solidão: andar pela cidade, nos lugares mais desprezíveis e pensar como todos de alguma forma estão conectados às estruturas e a biografia, que no Brasil nos envergonham com a falta de respeito aos princípios mais básicos de humanidade e, que se justificam em frases religiosas ou em jargões vazios, tão vazios como seus princípios.
Então, para dizer que nada foi feito vou me ocupar de dois livros; o primeiro, dos mais belos livros de Aristóteles “A arte poética” - para que minha fé na humanidade esteja focada nas artes e na cultura, nos valores espirituais e mais sublimes do homem -, bem distante da política e do pensamento brilhante de todos (digo todos!) que nos governam; o segundo livro, de Gabriel García Márquez “El amor em los tiempos del cólera” (em edição mexicana de bolso), para contemplar a genialidade deste escritor na arte de criar longas narrativas. Para acreditar do que García Márquez sempre impôs em suas obras: o valor universal dos sentimentos, da importância das lutas sociais e, principalmente, o valor a arte como um dos elementos de tornar essa porcaria de mundo melhor.




Nenhum comentário: