terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Atenção! Olhe pros lados e conte até dez.


Àqueles que me conhecem sabem muito bem o quanto odeio pilotar moto, e só o faço por uma questão de dinheiro – porquê não teria condições de pagar passagens todos os dias, sem falar da hora que chegaria em casa – e, segundo, a manutenção de um veículo, ainda é custoso dado meu baixo poder aquisitivo. Bom, mas o que vejo em cima de uma insignificante 125cc é mais ou menos o reflexo do que somos, posso me equivocar – mas não tenho medo das afirmações. À começar pelos motoqueiros e motociclistas. Os primeiros, que fazem do seu veículo instrumento de trabalho e de transporte parecem desconhecer qualquer regra de trânsito - não apenas isso – de civilidade. Na sua grande maioria são agressivos e, por desconhecerem seus próprios ricos poem em risco a vida e a tranquilidade dos demais. O segundo tipo, os motociclistas, devem ser procurados com uma lupa, de tão raros. Parece absurdo, mas ser motociclista é tão ou mais perigoso do que ser motoqueiro, isso porque os motoristas - no qual em 100% dos casos estão com a razão, jogam tudo no mesmo saco do pre-conceito. Logo, ao ver um motociclista fazendo inversão de faixa, ligando a seta e esperando a vez de passar pode sofrer várias consequências. Sobre isso já vi de tudo. Motoqueiros passando por cima de motociclistas, motoristas de ônibus - fazendo algo que só eles sabem fazer – dando o toque sutil que faz estragos terríveis sobre a vida a pessoa que está sobre uma moto e, motoristas - como já tinha dito, sempre com a razão-, passam e que se dane se o desgraçado do motoqueiro ficar na sua frente.
Sobre isso, já ouvi até de colegas (próximo!) afirmarem que odeiam motoqueiros e que “a vontade é passar por cima desses desgraçados”. Então imagina eu, na minha insignificância afirmar: “tem motoqueiros e motociclistas, como tem motoristas e 'motoristas'”. O que tinha acabado de ouvir era: “mato ate você se passar na minha frente!” Meu Deus! Não gosto muito de falar de culpados e, não quero defender a bandeira de ninguém, mas tudo isso é muito desumano e demonstra nosso grau de civilidade. Quanto maior o nível de diplomacia maior o grau de civilidade e, pensando nisso onde está nosso grau de civilidade? O erro existe e, se alguém está errado por não ter visto com atenção quem vinha ao seu lado, creio que não custa parar e deixar passar.
Aos motoqueiros e motociclistas deveriam pensar, igualmente, em suas vidas e nas consequências das barbárie que andam a cometer. Aos motoristas pensarem que estão num veículo e, que este veículo não é extensão do seu corpo e muito menos a representação do seu status, que diga-se de passagem anda bem comprometido. Talvez seja esse o grande problema: o empoderamento irresponsável que se imita, achando que está se livrando de um problema (chamado transporte público), mas na verdade, o que se faz é tornar a vida na cidade cada vez mais estressante e desinteressante. Mais uma vez, acho que não é demais afirmar, o quanto odeio pilotar motocicletas e, mais ainda vê-las na posição mais incômodas, jogadas no chão, manchadas de sangue, enquanto, motoristas histéricos se justificam aos seus planos de seguro o menor prejuízo.
Diante de tudo isso – se não morrer como tantos -, meu próximo livro que pretendo ler será “Fé em Deus e pé na Tábua” de Roberto Damatta. Enquanto isso só me resta ter fé em Deus e pé na tábua.

Nenhum comentário: