sábado, 16 de agosto de 2014

Buscando novas ideias



Comecei a ler um cara chamado Sertillanges. Apesar do livros está catalogado como filosofia poderia se encaixar como método. Interessante, principalmente, pela perspectiva que traz. Pensar atividade de ler e escrever como algo que tenha uma finalidade. Essa é uma dificuldade que tenho. Como dá utilidade ao que escrevo ou como direcionar da melhor maneira? Isso é algo que não sei e de certa forma tende a gerar problemas quando de fato você precisa responder demandas por uma escrita direcionada. Outra coisa que tenho percebido nessas leituras iniciais é que esta capacidade de  leitura, compreensão e reflexão é exercício continuo, mas não exclusivo. Que outras condições a vida vai lhe impondo que você precisa adaptar-se de modo a não perder o foco? Outra pergunta difícil.  E a outra dica – pra mim mais complicado (em especial, neste momento) que é o ato de escrever. Sobre isso prefiro citar diretamente o autor:
A Arte de escrever, como eu disse, exige essa longa e prematura dedicação que paulatinamente se torna um hábito mental e constitui o que se chama de estilo. Meu ‘estilo’ minha ‘pena’, é o instrumento espiritual que eu emprego para me dizer e dizer a outrem o que eu entendo da verdade eterna. Esse instrumento é uma qualidade do meu ser, uma dobra interior, uma disposição do cérebro animado, quer dizer que eu sou evoluído de determinada maneira. ‘O homem estilo é o homem’”. Sertillanges
Claro que nem tudo levado “ao pé da letra”, mas constituição de uma voz que te dá o impulso para escrever é importante, que só é possível a partir desse conjunto: leitura (como elemento de enriquecimento – neste caso, tem que ser a leitura certa), rascunhos iniciais - que podem ser as primeiras impressões -, e a escrita, propriamente dita. Este último o tenho com certo pesar necessário, seja do seu tempo necessário que me falta e a competência necessária.
Diria que são impressões. Acredito valer a pena parar outras leitura para entender um pouco de Sertillanges. É um tipo de leitura totalmente do que venho fazendo e do que tenho necessitado no momento, mas creio ser oportuno tendo em vista a ausência de ideias.

Nenhum comentário: