domingo, 21 de setembro de 2014

Introdução à sociologia: refletindo sobre contextos

O livro “Introdução à Sociologia” de Theodor w. Adorno, tradução e transcrição de seu último curso na disciplina de sociologia, na Alemanha, não poderia ser diferente: faz uma viagem no tempo e nas principais questões da teoria sociológica. Ainda não conclui a leitura, mas diante deste primeiro contato (é um livro pra se ler várias vezes) vê-se a riqueza de informações. Diria que é um livro fundamental a todos os sociólogos e professores de sociologia. Acho interessante, pelos sinais que são emitidos e das falas presentes, o quanto àquele momento estava propício à discussão. Assovios, vaias, avisos – todos em sinais de que algo acontecia.
Ao estudar este livro chego a fazer comparação com minha prática profissional. Assusta perceber que a única discordância que posso encontrar no dia a dia, seja apenas ao que é posto como contrário ao que concebem como sendo a salvação de suas vidas – neste caso – a vida voltada exclusivamente para o trabalho, num projeto de felicidade semelhante ao que se veem em novelas e/ou comerciais de TV. Estão mais preocupados com a técnica, ou seja, aprendem a fazer algo para serem absorvidos pelo mercado de trabalho e pronto. As grandes teorias não são mais a descoberta do self, mas faça você mesmo ou ainda, você é o responsável pelo seu sucesso.
Que papo é esse de 'futuro do país'? É como se isto fosse apenas para pensadores (como eles dizem: “vocês filósofos que estudam isso”). O livro é interessante, não só pelas várias manifestações, mas pelas convicções e, por se tratar de universitários, não tratavam de qualquer contestação. Não posso deixar de registrar que acima de tudo prevaleceu o respeito ao sociólogo Adorno, algo confirmado aos aplausos ao final de grande parte das aulas. Privilégio daqueles jovens ouvindo um autor clássico moderno. Algo bem diferente do que fui vitima. Mas, deixa isso para outro momento.

Nenhum comentário: